O que muda com o Google Analytics 4
Após um ano de sucessivos avisos pela Google, eis que a grande data se aproxima!
A 1 julho de 2023, o Universal Analytics deixa de registar novos dados, obrigando a que todos os que tenham sites a seu cargo façam a migração para o Google Analytics 4. Caso contrário, deixarão de ver os seus dados de visitas, interações ou conversões serem registados!
Esta mudança surge com a promessa dum melhor controlo da privacidade dos utilizadores, sendo o GA4 (Google Analytics 4) desenvolvido em linha com as regulamentações da proteção de dados e fornecendo aos utilizadores a capacidade de controlar melhor o que é rastreado e como esses dados são usados.
Parece tudo ótimo, mas o que é certo é que muito muda com o GA4, e tanto os profissionais de intelligence como as equipas de marketing ou ecommerce terão de se habituar a uma nova ferramenta, depois de anos de utilização e adaptação ao defunto Google Universal Analytics (UA).
Mas quais são, afinal, as principais diferenças na forma como são contabilizadas as métricas, e as novas formas de medição que surgem nesta evolução do UA para GA4?
1 / Utilizadores
Enquanto o UA nos mostra, por defeito, o total de utilizadores, no GA4 são-nos mostrados os dados dos utilizadores ativos. Esta nova métrica engloba qualquer utilizador que tenha tido uma sessão com interação.
2 / Modelos de Atribuição e Conversões Assistidas
No UA, o modelo de atribuição definido, por defeito, é o do último clique não direto, não sendo este passível de alteração. Já no GA4, o modelo de atribuição é o da atribuição baseada em dados sendo que, neste modelo, o crédito pela conversão é distribuído com base nos dados de cada evento de conversão. Ou seja, as conversões assistidas, apesar de continuarem a existir (com um relatório próprio no GA4), só fazem sentido se ocorrer alterações nos modelos de atribuição.
3 / Contabilização de Conversões
No UA é contabilizada apenas 1 conversão por sessão. Agora, imaginemos que a conversão é a submissão de um formulário. Se existirem 2 submissões de formulário na mesma sessão, no UA apenas será contabilizada 1 conversão, enquanto no GA4 serão contabilizadas 2. Faz mais sentido, não faz?
4 / Taxa de Rejeição vs Taxa de Interação
Enquanto no UA a taxa de rejeição corresponde à percentagem de sessões únicas de página nas quais não existiu interação, no GA4 passamos a dar mais importância ao inverso: a taxa de interação. Ou seja, a percentagem de sessões, onde efetivamente ocorreu, pelo menos, uma interação.
5 / Interações e Taxa de Interação
São duas das novas métricas-estrela do GA4, para ais quais devemos estar mais atentos! Uma interação é registada quando um utilizador tem uma sessão que dura mais do que 10 segundos, ativando um evento de conversão, ou quando tem mais que 2 page-views. Se um utilizador navegar na sua página inicial durante menos de 10 segundos e, em seguida, sair sem ativar quaisquer eventos ou visitar quaisquer outras páginas ou ecrãs, a sessão será então contabilizada como uma rejeição (uma sessão de rejeição, mas não uma sessão com interação).
6 / Todas as interações são eventos
No GA4, ao contrário do UA, todas as interações são registadas como eventos, pelo que não temos disponíveis os elementos tradicionais de categoria, ação ou etiqueta. Ou seja, quando um utilizador vê uma página, é automaticamente ativado o evento page-view. Muito mais simples!
No fundo, são tudo boas notícias.
O importante é a ferramenta estabilizar nos próximos meses, enquanto recolhe cada vez mais utilizadores.
Por aqui já estamos prontos para o dia 1 de julho de 2023 😉
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