Como definir o novo Consent Mode para Google Analytics

Como definir o novo Consent Mode para Google Analytics

A partir de 6 de março de 2024, os sites serão obrigados a ter uma faixa de consentimento, implementada diretamente no site com os requisitos da Google ou através de uma Plataforma de Gestão de Consentimento (CMP) certificada pela Google, que utilize o Modo de Consentimento da Google v2.

Ou seja, todos os sites que utilizam o Google Analytics e para os quais se faz campanhas de Google Ads, terão de implementar o Consent Mode.

Isto aplica-se a todos os anunciantes que tenham anúncios no Espaço Económico Europeu e utilizem os serviços da Google estarão sujeitos à Política de Consentimento do Utilizador da União Europeia.

Na prática, o que muda?

O comportamento das plataformas Google muda, ou seja, as medições só acontecem se o utilizador tiver dado o seu consentimento através do Google Consent Mode v2 e o sinal correspondente for devolvido ao Google. Só conseguiremos informações do tráfego ao site e respetivo comportamento dos utilizadores se tivermos esta funcionalidade implementada e se o utilizador consentir. Se não tivermos esta implementação feita, ou o utilizador não consentir, o tráfego será classificado como desconhecido.

Porém, existe uma alternativa ao não consentimento!

Modelação de dados via IA

Para tentar atenuar estes dados desconhecidos, o Consent Mode também utiliza a modelação de dados através de IA para termos algum tipo de informação, ou seja:

Quando um utilizador não autoriza cookies de anúncios ou cookies de análise, o modo de consentimento, através da IA da Google, ajusta o comportamento das etiquetas Google relevantes para não lerem nem escreverem cookies para fins publicitários ou de análise. Sem cookies, os anunciantes verificam uma lacuna na medição e perdem a visibilidade sobre os caminhos dos utilizadores no respetivo site. Já não conseguem associar diretamente as interações com anúncios dos utilizadores às conversões.

modelagem de conversões pode ajudar a preencher espaços em branco na medição em alturas em que não é possível observar o caminho entre as interações com anúncios e as conversões. A modelagem de conversões usa a IA da Google para analisar dados observáveis e o histórico de tendências, quantificando a relação entre os utilizadores com e sem consentimento.  – Em seguida, através de percursos do utilizador observáveis, nos quais os utilizadores tenham consentido a utilização de cookies, os modelos irão avaliar os caminhos de atribuição para os percursos sem consentimento. Ou seja, passamos a ter conversões observadas (quando há consentimento de medição) e conversões modeladas (quando não há consentimento, a Google correlaciona comportamentos e “supõe” as conversões).

Informação Complementar:

Tutorial Google Ads: Consent Mode
Definição de Consent Mode para Google Analytics com Demo de Implementação

O que é então necessário fazer?

1/ É possível ativar o modo de consentimento para Websites através do Google Tag Manager ou de uma Plataforma de gestão de consentimento. Ver Link com mais informação.

2/ A ativação com Tag manager é relativamente simples, já que utiliza o banner de cookies já existente e faz uma configuração no tag manager para que essa informação seja enviada para a Google. Ver Link com mais informação.


Apesar das alterações que se aproximam, com estes passos descritos atrás, os websites podem continuar a receber informação qualificada do seu tráfego originado via campanhas de Google Ads, permitindo um acompanhamento dos resultados fidedignos e adequados para qualquer análise estratégica.


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O que muda com o Google Analytics 4